Nossa História
HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO CISAM MEIO OESTE

O Consórcio CISAM MEIO OESTE foi idealizado pela FUNASA, Fundação Nacional de Saúde, tendo a sua criação sido proposta aos municípios, durante evento da ASSEMAE Nacional, ocorrido em Joinville SC, no dia 21 de junho de 2006, onde foram convidados prefeitos ou representantes de 84 municípios do estado de Santa Catarina, que na época faziam gestão direta ou indireta dos seus serviços de saneamento básico.

Além da FUNASA, representada pelo Engº Johnny Ferreira dos Santos - Coordenador Geral de Saneamento, participaram da proposição, o Diretor de desenvolvimento e Cooperação Técnica da Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades, Engº Marcos Helano Montenegro; o Presidente Nacional da Assemae, Engº Silvano Silvério da Costa; a Engª Ana Lúcia Pereira de Lacerda, coordenadora da Regional da FUNASA/SC e Milton Tadashi Shiratori, representando o Departamento de Engenharia da FUNASA/SC; o Sr. Antônio Ironildo Willemman, Presidente Regional da ASSEMAE/SC e Elisabet Maria Zanela Sartori, Diretora de Eventos da ASSEMAE/SC, sendo a responsável pelo protocolo, naquele ato.

Após a apresentação da Lei dos Consórcios, a FUNASA propôs aos municípios presentes a formalização de um Consórcio, com objetivo de desenvolver o saneamento básico no Estado, através de ações que atendessem aos interesses comuns dos entes consorciados tais como: assistência técnica e assessoria administrativa; capacitação do pessoal na área de saneamento e gestão; licitações compartilhadas, aquisição de equipamentos para uso compartilhado; regulação do saneamento básico; construção e operacionalização de laboratório regional de referência em saneamento básico, dentre outros.

Fizeram-se representar e manifestaram interesse na formalização de consórcio, 14 municípios da região do meio oeste catarinense, sendo eles: Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Frei Rogério, Herval d’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Vargem e Zortéa.

Com isto a FUNASA, elaborou o Plano de Ação para Implementação do Consórcio e as minutas do Protocolo de Intenções e Estatuto Social, as quais foram apresentadas aos municípios interessados, em reunião ocorrida na prefeitura do município de Joaçaba, no dia 04 de outubro de 2006.

Em 08 de novembro, em nova reunião ocorrida no centro administrativo da Prefeitura de Campos Novos, foi subscrito o Protocolo de intenções para a instituição do Consórcio, pelos prefeitos dos municípios de Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Frei Rogério, Ouro e Zortéa e pelos representantes do prefeito dos municípios de Herval d’Oeste e Joaçaba.

No dia 27 de novembro de 2006, na sede da AMPLASC, em Campos Novos, ocorreu a 1ª Assembléia do Consórcio, com a presença dos prefeitos de onze municípios: Sérgio Luiz Schmitz, de Alto Bela Vista; Luiz Antoni Zanchett, de Abdon Batista; Volcir Canuto, de Brunópolis; Nelson Cruz de Campos Novos; Nilvo Dorini de Capinzal; Paulo Nerceu Conrado, de Herval d’Oeste; Armindo Haro Neto de Joaçaba; Maria Carlesso Doré, de Luzerna; Camilo Pastore, de Ouro; Perci José Salmória, de Vargem e Remilton Andreoni, de Zórtéa.

Naquele ato os prefeitos dos onze municípios citados apresentaram suas leis aprovando o protocolo de Intenções e na sequência, aprovaram o Estatuto do Consórcio. Na mesma assembléia foi eleito o município de Capinzal como sede e Nilvo Dorini, Prefeito de Capinzal, como Presidente do Consórcio. A eleição da Sede do consórcio de deu em uma disputa entre os municípios de Joaçaba, Campos Novos e Capinzal, sendo que a definição de Capinzal, como sede se deu através do voto dos prefeitos e representantes dos municípios presentes.

A primeira diretoria do CISAM MEIO OESTE foi assim composta: Presidente: Nilvo Dorini; Diretor Administrativo e Financeiro: Sidnei Penzo; Diretor Técnico e Operacional: João Carlos Ungericht.

Em 17 de outubro de 2007 o CISAM MEIO Oeste foi oficialmente instituído, através da subscrição do Estatuto Social, pelos prefeitos dos municípios de Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Frei Rogério, Herval d’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Vargem e Zortéa

Através do Convênio nº 632839, e seus aditivos, firmado entre a FUNASA e a Prefeitura de Capinzal em 31/12/2007 e com vigência até 02/06/2016, O CISAM Meio Oeste obteve recursos na ordem de R$ 3.313.741,46, para construção da sede administrativa e Laboratórios do Consórcio.

O CISAM MEIO OESTE iniciou suas atividades operacionais em 01/07/2014, quando admitiu seu primeiro quadro de servidores concursados composto por: Bruno Cesar Schmitt – Engenheiro Sanitarista e Ambiental; Lucimari Collet – Auxiliar de Serviços gerais; Nasser Ibrahim – Engenheiro Químico e Tales Henrique Morés – Contador.

© Copyright 2017 - CISAM Meio Oeste - Santa Catarina.
Rua Lourenço Coas Netto, Nº 140, Loteamento Universitário - 89665-000 - Capinzal - SC Telefone: (49) 3555-6972 e-mail: cisam@cisam.sc.gov.br